OUTRO MUNDO .

Alchemist - Chemical Warfare (2009)

Alchemist produz há bastante tempo, desde 1993. E tem muitos trabalhos já lançados, entre MixTapes, Álbuns e EP's. Chemical Warfare poderia ser simplesmente um típico álbum de produtor, que seria MC's rimando em cima de intrumentais do produtor, mas Alchemist tem um diferencial, ele também rima com os caras que participam. Até hoje, ao longo de sua carreira, Alchemist fez pouquíssimas faixas dele rimando sozinho (um exemplo nesse álbum é a faixa 14, "Take a Look Back"), mas a avassaladora maioria, não só nesse álbum, é ele fazendo participações com os caras que ele chamou pra rimar nos intrumentais dele.

Esse mais novo trabalho do Produtor/MC está sendo preparado desde 2006. Mas só foi lançado agora há pouco tempo. O álbum todo foi produzido por Alchemist, com exceção da última faixa, "Under Siege", que foi uma produção dele em parceria com o irmão mais novo de Madlib, Oh No. Nesse trabalho, Alchemist juntou um time de peso pra participar, desde pessoas que estão há muito tempo no jogo como KRS-One, Kool G Rap, Snoop Dogg, Prodigy (Mobb Deep), Kurupt (Dogg Pound), Daz Dillinger (Dogg Pound), Evidence até os mais novos nomes de destaque como o Blu, Oh No, entre outros.

Nesse registro, Alchemist se mostra muito versátil, nas produções. De primeira impressão, a capa nos sugere algo mais pesado, mais obscuro, como em "Keep the Heels On" que o intrumental se encaixa perfeitamente à levada de Prodigy. Como em "Acts Of Violence" com strings mais sombrios, letras de rua, sobre a violência urbana de Oh No, Alchemist, Crooked I e Roc C, e também em "Lights, Cameras, Action" que é liderada por uma linha de baixo incrível de Alchemist. Essa vertente lidera o álbum. Em "Some Gangster Shit", Alchemist usa de padrões de mix, timbres, synths, strings típicos West Coast, em andamento lento que lembra muito as produções do Dre. Mas as coisas mais leves, e com alguns temas mais suaves também marcam presença, como em "Smile", onde as rimas de Alchemist, a levada bem rápida de Twista e o refrão cantado de Maxwell são os ingredientes principais.

O que não me agradou muito, foi a fórmula do rap do sul dos E.U.A. nos instrumentais em "Lose Your Life", "That'll Work", "On Sight". Os synths bem exagerados caminhando pelos canais do estéreo, os sub-kicks, os timbres de bateria muito eletrônicos não me agradam. Mas quem escuta rap do Sul, como Lil' Wayne irá perceber uma grande semelhança.

No fim das contas, com vários pontos bons, e alguns pequenos deslizes, Chemical Warfare é um bom álbum. Em meio a todas essas faixas citadas, eu destaco a "Keep the Heels On" com o Prodigy, que com certeza, assim como várias outras do álbum, estará por um bom tempo nas minhas playlists!




Tracklist:

1 - Intro (Produção de Alchemist)
2 - ALC Theme (Participação de Kool G Rap) (Produção de Alchemist)
3 - Lose Your Life (Participação de Snoop Dogg, Pusha T & Jadakiss) (Produção de Alchemist)
4 - Chemical Warfare (Participação de Eminem) (Produção de Alchemist)
5 - Grand Concourse Benches (Participação de KRS-One) (Produção de Alchemist)
6 - Therapy (Participação de Evidence, Blu,Talib Kweli & Kid Cudi) (Produção de Alchemist)
7 - That’ll Work (Participação de Three 6 Mafia & Juvenile) (Produção de Alchemist)
8 - Smile (Participação de Maxwell & Twista) (Produção de Alchemist)
9 - Keep The Heels On (Participação de Prodigy) (Produção de Alchemist)
10 - Acts Of Violence (Participação de Gangrene) (Produção de Alchemist)
11 - Lights, Cameras, Action (Participação de Lil' Fame) (Produção de Alchemist)
12 - Some Gangster Shit (Participação de Fabulous) (Produção de Alchemist)
13 - On Sight (Participação de Dogg Pound & Lady Of Rage) (Produção de Alchemist)
14 - Take A Look Back (Produção de Alchemist)
15 - Under Siege (Participação de Gangerene) (Produção de Alchemist)






_____________________________________________________________

Ouvindo: J. Rawls - American Idol (Participação de L.E.) (Produção de J. Rawls)

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br