OUTRO MUNDO .

OutroMundo Entrevista: Nave


Outromundo: Nave, quando e como você começou a fazer RAP: a escrever e a produzir?
Nave: A escrever comecei moleque, de brincadeira em 1998, depois foi acontecendo naturalmente, principalmente depois do Savave. Produzir veio como uma necessidade, não gostava muito daquele lance de "pegar beat gringo", precisava de algo que fosse meu.

Outromundo: Quando o Savave apareceu, como foi?
Nave: Foi meio estranho, no começo era só eu e o Wil, a gente vivia fazendo freestyle e escrevendo sem compromisso algum. Certa vez o Wil chegou com uma rima e no meio da letra ele apreviou uma frase que ficou como "Savave", desde aquele dia fiquei com a palavra na cabeça. Então em 2002, teve um show com a Rhima Rhara aqui em Curitiba, estava todo mundo da banca e acabei conhecendo do Caio (Elo da Corrente), a gente trocou uma ideia e ele pergunto qual era o nome do meu grupo, não tinha grupo algum, mas sem pensa eu falei: "meu grupo é o Savave...", a partir disso nos nascemos.

Outromundo: Como foi a entrada do Thiago Pródigo e a saída do Wil do grupo?
Nave: A gente foi convidado pra fazer uma música pra coletânea chamada Upground Beats, do Nel Sentimentum, acho que era 2004. O Thiago começou a andar muito com a gente, principalmente com o Wil, e o Wil teve a idéia de coloca ele no Savave na mesma época que aconteceu o convite pra coletânea, no começo fiquei com um pé atrás, mas resolvemos fazer uma especie de teste, colocamos o Thiago no som da coletânea, a princípio como participação, se ele representasse estaria dentro. No fim ele acabou caindo como uma luva no grupo. O Wil saiu por vontade própria, acho que em 2005.

Outromundo: Como foi a idéia e a execução da PromoTape - Feito Sob Medida, como foi o processo, as produções, gravações, mixagens, etc?
Nave: Foi bem simples, era uma ideia velha, mas ficamos enrolando uns dois anos pra por em prática. Quando resolvemos fazer mesmo, a ideia era alcançar um bom numero de pessoas fora de Curitiba, e também "passar um pano" pro album do Savave, a forma mais rápida e eficaz de se fazer isso era atraves da internet. Então reunimos cinco sons que estavam na gaveta e fizemos um novo, "Deixa Que É Nóiz", regravamos todos pra que ficasse uma qualidade padrão em todas as músicas, isso foi feito em 3 sabados. Não nos preocupamos muito em atingir uma "supermegaplus" qualidade técnica, até porque não tinha como, mas fizemos assim mesmo. Lançamos 200 copias de um mini-CD, mais como material promocional, uma semana depois do lançamento da promo colocamos pra download. Pra nossa supresa ela foi bem recebida e colhemos bons frutos. Isso determinou uma mudança considerável pro caminho que o disco iria tomar.

Outromundo: Vocês deixam bem claro na introdução da PromoTape, que era um tipo de "aperitivo" pro álbum oficial. Como anda o processo desse álbum oficial, o que você pode adiantar aí de participações, o processo, produções, etc?
Nave: Começamos a gravar no final de julho, nos beats tem vários caras, não vou citar todos, porque até o final do processo muita coisa pode mudar, mas certos tem Renam Samam, Théw Franklim, Dario, Cabes e Munhoz. Em relação a participações, se houver será um ou duas pessoas, estamos definindo ainda.

Outromundo: Sobre produção, O que você usa, em softwares e equipamentos, pra produzir?
Nave: De softwares uso o Fruity e o Soundforge, todos esses softwares que todo mundo usa, atualmente to aprendendo a mexe no Reason. Equipamento tenho um PC, um controlador midi e varios discos.

Outromundo: "Vinil Vs. MP3" na parte de produção. Como você vê isso?
Nave: Eu tenho 26 anos, ainda sou da época do vinil, da epoca que se esperava mêses para aquele CD chegar na loja, porém, hoje com o mp3 esse lado mais romantico do fã de musica acabou, tudo fico fácil demais e tudo que é facil demais de certa forma se torna descartável, o ser humano tem uma tendência a não dar valor a coisas assim, um valor real, saca? Então, sempre vou dar preferência absoluta para o vinil, sempre vou estar num sebo qualquer garimpando, esse é o tipo de coisa que deixa meu dia melhor, é terapia. Mas contudo, não descarto o uso do mp3, como beatmaker que vende beats tenho que ser pratico e rapido pra atende algum pedido mais especifico, então tenho que correr junto com esse nosso novo tempo e me adaptar conforme ele muda. Não gosto de samplear de mp3, mas é um mal necessário pra se manter no "jogo" hahaha.

Outromundo: Você tem projetos paralelos a esse álbum do Savave?
Nave: Sim, estou produzindo algumas faixas do disco do Valete (Portugal), uma MixTape pra marca de roupa Sallve, algumas do disco do Ogi e outras produções que estão incertas por enquanto.

Outromundo: Você tem planos de fazer uma MixTape, com faixas exclusivas dos artistas em beats seus?
Nave: Para agora não, mas acredito que isso é inevitavel, em algum momento vou fazer. Quando fizer quero ter uma grana pra pagar cada pessoa envolvida e quero estar num patamar de produção mais aceitavel pra mim mesmo.

Outromundo: Quais são suas influências, tanto na escrita quanto na produção?
Nave: Na música, sendo bem específico, Stevie Wonder, Djavan, Cassiano e muito samba. Nos beats J Dilla, Hi-Tek e Premier. Nas rimas Jay-Z, Common, Mos Def...

Outromundo: O que você anda ouvindo ultimamente?
Nave: Tenho escutado muita coisa, de rap é até dificil porque todo dia sai alguma coisa e você acaba não ouvindo nada direito. Mas tenho ouvido muita música regional nordestina.

Outromundo: A música Desabafo, que você produziu prio D2, está na Trilha sonora de uma novela Global, no "horário nobre", como você vê isso, música de sua autoria tocando na televisão no "horário nobre"?
Nave: Pô, acho legal pra caralho (risos), fico feliz e acho que isso tem que acontecer mais, nao só comigo, tem vários maluco com muito talento no rap aqui. Quero mais MC's no patamar do D2 em relação a midia, indo em programas de TV, fazendo propagandas ou o que for. Precisamos disso pra pararmos de lamentar o "porque" que algumas coisa não acontecem, se queremos ser o mínimo que os gringos são no rap temos que dialogar com os grandes meios, saber fazer a politica, sabe? É como o Leandro fala, "por que não nóiz?".

Outromundo: Nave, em algumas entrevistas o Kamau falou que foi na sua casa, ficou uns dias fizeram umas bases pra terminar o disco, etc. Como foi isso, ele colar aí, vocês fazerem as bases pro disco dele aí, como foi o processo de produção de vocês nesse meio tempo em que ele estave aí, trabalhar juntos e tal?
Nave: Foi muito bom, fluiu naturalmente, o Kamau trouxe umas idéias pra desenvolver, alguns samples pra usar e em 4 dias fizemos 11 beats, desses 5 estão no CD. A vibe foi muito boa, o trampo desenvolveu facil.

Outromundo: E o processo de produção seu para a MixTape do Emicida, como foi?
Nave: Bem direto, conheci o Emicida e ele logo me convidou para participar, mandei alguns beats por e-mail, dois deles viraram a "Preciso" e a "E.M.I.C.I.D.A. (Adoooro)", depois ele veio fazer um show aqui em Curitiba, ficou mais uns dias aqui em casa, acabo fazendo mais três sons, desses três, um é a "Oooorra" e a outra é "Fica Mais Um Pouco", fico ainda uma inédita por aqui. Foi outro trampo que fluiu naturalmente.

Outromundo: E o mesmo processo com o Marcelo D2, como foi, como ele chegou até você, como tudo aconteceu?
Nave: Eu tava produzindo o CD do Jacksom, ele ouviu as produções e quis me conhecer, fui até São Paulo pra mostra umas batidas e ele gostou muito do que levei, escolheu quatro que vieram a se tornar "Thats What I Got", "É Preciso Lutar", "Assim Que Se Faz" e "Lapa". O beat da "Desabafo" quase entrou nesse CD, chegou aos 48 do segundo tempo, mas tudo tem sua hora pra acontecer. Resumindo, meu processo com o Marcelo é muito tranquilo, ele me da liberdade total pra criar, é muito gratificante trampar com alguém que influenciou muito na minha visão sobre o rap.

Outromundo: Bom Nave, esse é os eu momento para deixar seus links, seus recados, cobranças, agradecimentos, contatos, etc.
Nave: Valeu todo mundo que acompanha o meu trampo e visitem :
www.myspace.com/savave
www.myspace.com/navebeats
www.twitter.com/navebeatz
É isso, um sallve a todos os leitores, e vamos trabalhar!


2 comentários:

Lyn'C disse...

Grande nave!

LuiZ disse...

Mto bom ver os cara daki de CWB se destacando por ai.. Parabens ai maninho, vc manda mto!

 
BlogBlogs.Com.Br