OUTRO MUNDO .

OUTROMUNDO Entrevista Tubaína (Fadiga ROT CREW)


www.myspace.com/fadigarotcrew


Outromundo (Cauê): Tubaína, como foi o começo no RAP?

Tubaína: Sempre gostei de escrever, quando eu era criança eu sempre brincava de escrever uns versos na escola, em datas comemorativas e tal, dia dos pais, dia das crianças, ou com alguma coisa que acontecia, tipo se algum camarada era perna de pau no futebol, um golero era ruim, a gente sempre fazia uma musiquinha zoando. Sempre brincava com a mulecada, fui crescendo e fui conhecendo o rap, comecei a vê os caras improvisando e me interessei, no começo ficava de fora fazendo um beat box, depois com tempo fui me sentindo a vontade pra versar também. comecei a levar mais a sério as letras que eu escrevia, ensaiei com os caras e fui botano a cara nos eventos, pedindo espaço pra cantar e poder mostra meu trabalho.

Outromundo (Cauê): Qual é a formação do Fadiga, e quem mais é da Rot Crew além do Fadiga?

Tubaína: Bom, eu e o Fat moramos no mesmo bairro, mas antes da gente se conhecer eu ja conhecia o ATL, e uma vez o ATL me falo que tinha um cara que rimava também e morava no mesmo bairro que eu, ai ele me apresentou pro Fat e a gente começou a escrever uns sons juntos, chegamos a nos apresentar uma vez no noso bairro, Santa Inês, e nem nome de grupo tinha ainda. Então a gente pensou em um nome pra por na dupla, assim surgiu o FadigA que inicialmente era só eu e o Fat, começamos a fazer uns sons e acabou juntando tudo, quando começamos a colar juntos, naquela época eu entrei pra Crew tbm, como o Fat ja conhecia os caras a mais tempo ele ja fazia parte da Rot, que surgiu em 1998, hoje em dia é tudo mesma coisa, Fadiga e Rot Crew é o mesmo grupo, com posto por mim, ATL, Fat, Crazy will, Mc Fuzil, LdRap e Rafael Joe, na Família Rot crew faz parte o grupo Desturbio VerbaL e os caras do Gato Morto Crew também, e todo mundo que corre junto e faz um som no mesmo gênero que o nosso é considerado da família também, todos que fazem parte do cenário do vale.

Outromundo (Cauê): Quais são suas influências?

Tubaína: Várias mano, desde Sabotage até Bezerra da Silva, eu ouço tudo que é som da rua, rap, reggae, funk, samba. Mas me inspiro muito em Mamonas assassinas, pra mim foi a melhor banda que já existiu! Me espelho nos caras e espero um dia chegar com um som no nível deles, de poder subir no palco do jeito que eu quero e ser totalmente anti-sistema como eles foram. Tanto no visual das roupas, quanto na composição das letras.

Outromundo (Cauê): Tem futuros projetos em mente, com o Fadiga, com a Rot Crew ou solo?

Tubaína: No momento o projeto atual da crew é o programa Rot crew está em casa, que é uma cobertura caseira dos eventos de Hip Hop da região, a gente não pára de fazer sons, nos últimos mêses foram lançados dois singles que são "Minha Arma É Minha Mente" com participação do grupo Infantaria do Rap, e um som que também ja está no Myspace que se chama "Pros Loko" que é cantado pelo ATL e o Fat, eu estou com um single novo chamado "Não Abandone A Missão" que é uma rima onde eu canto sozinho e quem fez a base foi o Fat. Ainda não temos nenhum projeto em mente pra disco, por enquanto só nos vídeos e em singles mesmo e participações em trabalhos dos camaradas.

Outromundo (Neto): Queria falar um pouco das bases, quem faz as bases das músicas do Fadiga?

Tubaína: Então mano, nosso grande maestro é o Fat, ele que manja mais no Fruit Loops. A gente até arrisca fazer uns beats, mas ele é quem domina mesmo e faz a maioria da bases, no nosso albun "Tô sem dinheiro e Faço Rima" é composto por 30 faixas, eu fiz só 2 bases, que são "Profissional ou Vagabundo" e "De um Jeito Louko".

Outromundo (Neto): Gambiarra Brasil, quem mais grava lá no gambiarra além da Rot Crew?

Tubaína: Gambiarra vem do nosso estilo improvisado mesmo de fazer os sons, não significando que os sons sejam de má qualidade, e Brasil vem meio que pra tirá essa coisa americana né, de "Records" que já existe na maioria dos nomes de estudios da galera. Então nada melhor do que o nome Gambiarra BrasiL. o estudio é nosso, mas grava varios outros camaradas também. Muitas vezes os parceiros não têm uma condição de gravar um som, ai eles trocam uma idéia com agente, e gravam.

Outromundo (Neto): É só pra vocês ou é aberto para todos negociarem para alugar o estúdio?

Tubaína: Por enquanto a gente nunca alugou a parada, compramos a aparelhagem muito recentemente, então todos que gravaram lá além da gente, foi convidado, em sons solo, ou em participações em trabalhos nossos mesmo. A questão de alugar pra alguem tem que ser discutida com todos, por que cada um do grupo investiu uma grana ali na hora de comprar os equipamentos, mas sempre que alguém tem algo bom pra gravar sempre é bem recebido pelos Rot's, a gente tem muito orgulho de lançar os MC's daqui do Vale com o selo do Gambiarra BrasiL.

Outromundo (Cauê): Qual é a sua visão sobre a cena do RAP alternativo, de quando voce começou, e de hoje em dia?

Tubaína: Pra mim o RAP alternativo se torna cada dia menos alternativo, já que hoje em dia a maioria do MC's estão adotando esse estilo de rima. Na epoca que eu comecei a curti RAP nem existia essa divisão ainda, o RAP já era um ritmo alternativo só pelo simples fato de ser RAP, a gente ouvia, Racionais MC's, RZO, Conciência Humana, Doctors MC's, entre outros, e esses sons nunca eram tocados em nenhuma festa, diferente de hoje em dia, que quase sempre tem um som de RAP tocando, só que num formato mais comercial, na minha opnião o verdadeiro RAP alternativo é o que foge o máximo possivel da moda, na época que eu comecei era moda fazer os RAP's de bandido e pá. Hoje em dia é moda fazer uma rima menos criminosa, intaum pra mim alternativo mesmo é só os freestyles nas calçadas, as rima com sentimento, feita nos beat box dos caras, da rua pra rua, isso pra mim é alternativo.

Outromundo (Neto): Quais são suas expectativas ai para esse ano ai de 2009 em relação a mudanças na cena do RAP alternativo?

Tubaína: Eu espero que entrem no cenário nacional muito mais MC's, principalmente aqui do vale que tem muita coisa boa pra ser mostrada, e as vezes falta espaço nos próprios eventos daqui, ou falta atitude dos muleques daqui bota a cara lá na capital também e mostrar serviço, por que sem correria não tem vitória nenhuma neh?

Outromundo (Neto): Quem mais, além de vocês, vocês acham que deveria ter mais espaço nesse meio ai, que são bons, porém, não aparecem muito na cena por questão de falta de espaço?

Tubaína: Com certeza os muleques do freestyle, que em todo evento que eu vejo mandam muito bem nas rimas, falta mais eventos como a Rua do Flow, por exemplo, quem tem sido um sucesso, graças a iniciativa dos parceiros em Jacareí, só ta faltando espandir a idéia não só em São José e Jacareí, mas também em Pinda, Lorena, Taubaté, Caçapava, enfim. Sempre tem um MC por aí querendo rimar, falta alguem colocar o microfone na frente dele. Os MC's daqui que já tem uma caminhada, é só manter o rítmo, fazer um bom trampo, divulgar direitinho que consegue um espaço, se não derem espaço a gente coloca uma caixa de som na rua e ganha nosso publico, só depende da gente fazer a correria.

Outromundo (Neto e Cauê): Esse momento é seu, colocar recados, agradecimentos, cobranças, e o principal: e-mail, contato, pra show etc...

Tubaína: Agradeço a Deus e Familia em 1º Lugar, e os camaradas que estão comigo nessa cena, sou novo na parada ainda, e vo aprender muito se Deus quiser, sempre evoluindo pra faze um bom som.
Quero deixar um recado aqui, falar que o Mc Fat ta me devendo 13 reais, ééé Tiuzão, num esquecí naum feeii!!!
Quem quiser me add no msn pode ficar a vontade pra marca Shows e essas fita.
Se for uma mulher é só add no " donaclotiude@hotmail.com " que é o meu msn.
Se for homem é só add no msn do ATL " vivameucachorro@hotmail.com ".
Não deixem de visitar o myspace e conferir os novos sons.
Myspace - FadigA (ROT CREW)
Futuramente será disponibilizado no myspace e no orkut tbm o Link pro download do cd inteiro...
É noiz! PAZ!

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br