OUTRO MUNDO .

OutroMundo Entrevista: Marechal



*Batemos um papo há algum tempo, com o Marechal, sobre os trabalhos, gostos, origens, música, etc. Por preferência do próprio Marechal, a entrevista foi re-editada pelo mesmo, com as palavras escritas mais informalmente ("internetês"), pra mostrar mais naturalidade, e infomalidade da conversa.



Outromundo: Marechal, quando e como foi seu início no RAP?

Marechal: Comecei no início dos anos 90 influenciado pelo Basquete, assistia os vídeos para estudo e lá continham as batidas e as rimas.. aos poucos eu já estava no ritmo.. na mesma época por intermédio de um amigo que nunca mais vi, Téo (salve onde estiver irmão, obrigado de coração) ouvi Racionais MC's, Gabriel o Pensador e a coletãnea "Tiro Inicial" que foi o primeiro registro do Rep do RJ... nessa época eu já tinha algo escrito mas ainda só os esboços...


Outromundo: Sabemos que tem várias músicas suas antigas, gravações caseira até, na internet, em que ano fazia aquilo?

Marechal: Foi mais ou menos em 1999. Eu gravava para praticar mesmo, mostrava para alguns amigos e tal. Mas tudo aquilo não passavam de experimentos, estudos, testes... E tudo isso muito imaturo em termos musicais... parte do processo pra chegar no momento de agora.


Outromundo: Quando e como surgiu o Quinto Andar?

Marechal: No início a ideia era uma união das pessoas do Hip Hop, os quatro elementos. Tinham grafiteiros, B Boys, DJ's e MC's. Mas depois, por acaso mesmo, ficaram apenas DJ's e MC's, se tornou um coletivo apenas de RAP.


Outromundo: Quando e por que você saiu do Quinto Andar?

Marechal: Saí quando deixei de acreditar em algumas pessoas envolvidas. Em 2002 se bem me lembro.


Outromundo: Depois que você saiu do Quinto Andar no que você começou a trabalhar, em algum projeto solo ou formou mais algum grupo, ou coletivo?

Marechal: Continuei fazendo o que eu sempre fiz, seguindo meu coração, tentando aperfeiçoar minha técnica, tentando me informar ao máximo para dar continuidade a missão. O fruto desse trabalho que vêm sendo feito "sozinho" desde quando eu saí do Quinto Andar, é a Batalha Do Conhecimento, a grife de roupa, e o 'Vamos Voltar A Realidade'.


Outromundo: Nos fale um pouco mais detalhadamente de cada projeto. O que é a Batalha Do Conhecimento, quais são os planos?

Marechal: A Batalha do Conhecimento é um projeto que desenvolvi á partir do momento em que passei a ver as batalhas de MC's tradicionais muito limitadas. Muito infantis e sem fundamento muitas das vezes.
A Batalha do Conhecimento é um evento que vai da tarde até a noite, Começando com exibição de um Filme, depois um debate relacionado ao filme e depois uma batalha de MC's voltada mais para a criatividade, com grande interação dos expectadores, que oferecem os temas a serem rimados. Acredito que Esse formato gerou coisas muito boas para a cena do Rio De Janeiro nos últimos dois anos.
Agora é o próximo passo, a ideia é expandir para outros estados e países de lingua portuguesa tb com o mesmo fundamento.


Outromundo: Marca de roupas. Á partir de que saiu esse projeto, como surgiu a ideia, como chama a marca?

Marechal:
Venho fazendo roupas há algum tempo. Tenho sociedade numa marca que se chama 'TUJAVIU' e cobre legal todo o território do Rio de Janeiro. Agora estou com uma nova que se chama 'MURO', que tem o foco na mistura das artes urbanas, as coleções são inspiradas nas músicas e toda coleção sairá com um disco, a idéia é que as peças complementem a mensagem das músicas expandindo o sentimento.


Outromundo: Com qual disco sairá a marca?

Marechal: A primeira coleção é 'Espírito Independente' que é uma música que venho mandando nos shows há algum tempo e agora terá sua gravação oficial. Que na verdade, apesar de todas as coisas antigas e amadoras que já estão na net há quase uma década, será a minha primeira gravação oficial.


Outromundo: O álbum, 'Vamos Voltar A Realidade', Vai ser seu álbum oficial?

Marechal: O conceito é esse. A ideia é lançar no dia 7 de setembro desse ano. Não terão muitas faixas, minha ideia é ir fazendo aos poucos, e buscando inspiração com o tempo. Nunca tive pressa, meu processo criativo é do jeito que eu gosto, e prefiro, fazer. Tenho meu tempo e meu método. Não quero me enquadrar em padrões, quero fazer minha música livre, como sempre foi. Por isso, talvez, a demora. Prezo muito pela qualidade, e sei a responsabilidade que é fazer música de mensagem. Portanto, no meu tempo, Vamos Voltar A Realidade, na rua.


Outromundo: O que você pode adiantar do seu álbum, vai ter participação de quem, quem vai assinar as produções, quantas faixas serão, vai ser lançado independente, como vai ser?

Marechal: Vai ser lançado independente, as Produçoes são minhas, com colaboração de Damien Seth, Luís Café, Xará, DJ Martins, e mais Grandes Músicos como Donatinho, Ramom Torres, Felipe Pinaud, Marlon Sete, Coral Boca Que Usa, entre alguns outros. As participações são de Carlos Dafé, Gutierrez, Helio Bents (Ponto de Equilibrio), Emicida entre outros também a confirmar. E na verdade, tudo vai depender do momento da gravação, das músicas que soarem melhor com o conceito do disco. Ao meu ver cada disco é como um livro, tem que ter um conceito e seus capítulos bem formulados, para a mensagem eternizar.


Outromundo: Antes de sair o seu álbum oficial dia 7 de Setembro vai rolar algum single oficial na net, sem ser com o audio de show e tal, ou o álbum todo de uma vez?

Marechal: tudo depende do planejamento, coisa que estou fazendo nesse momento. o site está a caminho e por lá estarei reportando as ações. (em breve www.umsocaminho.com.br)


Outromundo: Onde está sendo gravado, quem está mixando?

Marechal: está sendo gravado no meu estúdio. Quanto a mixagem, meu projeto é fazer com o Steve Sola, o engenheiro que mixa as coisas do Mobb Deep, que também já trabalhou com alguns grandes, como Jay-Z, Notorious B.I.G. entre outros, e tb algo com o Ken Lewis que fez algumas coisas do Kanye west, Usher entre outros.


Outromundo: A respeito de produção. O que você gosta de samplear, como é o seu processo pra produzir, como você prefere fazer, como que é a sua vibe pra produção?

Marechal: Tudo depende do tema do som. as vezes faço a letra antes, e em outras vezes faço primeiro a base pra escrever sobre algo que ela me passe.


Outromundo: Como que está de show no momento?

Marechal: Tudo tranquilo, rítmo bom, trabalhando bastante. Aprendendo sempre e focado para passar a mensagem em mais lugares possíveis.


Outromundo: Marechal, sempre vemos nos lugares em que o seu nome está envolvido a frase: "Um Só Caminho...". Como surgiu essa frase, qual é a filosofia que isso representa?

Marechal: É a filosofia que eu sigo:
Um só caminho é um estado de espírito, o sentimento pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, se representado por mais de uma pessoa. Imprime a sensação de o todo ser um e de um ser o todo. Para essa onipresença ser possível, é preciso confiança, compreensão, continuidade, respeito e, acima de tudo, que um acredite e enxergue a si no outro. A idéia é que funcione como um organismo, onde cada parte exerce a sua função e o todo depende e precisa, indispensavelmente, de cada uma delas. Um só caminho é baseado na filosofia taoísta, que propõe a restauração do estado pleno de vida e consciência, chamado Tao (caminho). Para isso, utilizam-se vários meios, como as práticas que promovem a boa saúde física e mental, o estudo de clássicos escritos pelos grandes mestres do passado, os métodos místicos para a restauração da ordem interna e fundamentalmente, a meditação, como caminho de autotransformação e elevação espiritual. Assim como o Bushido, é um código de honra não-escrito. Cada pessoa trilha seu próprio caminho, já que existem vários caminhos como o caminho da cura pelo médico, o caminho da literatura pelo poeta ou escritor, e muitas outras artes e habilidades. Cada pessoa pratica de acordo com a sua inclinação. Um só caminho define, pelo respeito lealdade e disciplina, sem discípulos e sem hierarquia, a união desses caminhos em prol de um objetivo único. UM SÓ CAMINHO...


Outromundo: Quais são sua influênicas dentro da música, e fora dela?

Marechal: Músicais são Racionais MC's, Krs One, Chico Buarque, John Coltrane, Miles Davis, Gil Scott Heron, Jorge Ben, GOG, entre outros milhões, mas ultimamente, não tenho ouvido quase nada, estou muito focado em colocar os projetos em prática, portanto, fora música minha influencia é a família, de sangue e de rua.


Outromundo: Marechal, esse é o seu momento, deixe ai seus recados, links, contatos, agenda, myspace, fotolog, agradecimentos, cobranças etc.

Marechal: Agradeço a todos os que compreendem a luta, jamais vamos nos render!


respeito aos verdadeiros..

Espírito Independente ao vivo no Redbull Break

Fotolog
MySpace
umsocaminho@gmail.com ou pelo (0xx21) 8252-4180

Em breve um site oficial reportando as ações: www.umsocaminho.com.br

UM SÓ CAMINHO...
 
BlogBlogs.Com.Br