OUTRO MUNDO .

OutroMundo Entrevista: DJ Nato_PK




Outromundo: DJ Nato_pk, quando e como foi seu começo na cultura Hip Hop?

DJ Nato_PK: Com uns 12 anos. Vários amigos ouviam rap na quebrada, uns dançavam break, e influenciado por eles eu me tornei ouvinte fiel também. Ouvia o projeto Rap Brasil na Metropolitana, gravava minha fitinhas todo santo dia, ouvia os programas da Black Mad também. E com 15 anos depois de ver alguns amigos tocando com um par de vitrolas CCE e um mixer madeirinha, achei aquilo louco e comecei a treinar as “viradas”. Desde então não estou ai na correria sem parar.


Outromundo: O que te incentivou a começar a produzir, se envolver com a produção dos instrumentais?

DJ Nato_PK: Começei em 2000, 2001 acho. Na época eu era DJ do grupo Polemikaos, e fomos gravar uma demo no Studio do DJ Paul (RPW). Chegando lá vi como era o processo de samplear, editar, colocar os timbres e tal, achei aquilo muito louco e me interessei de cara. Eu não tinha computador, mas por coincidência na mesma época, um amigo me apresentou um jogo do PlayStation 1, em que você podia montar beats e samplear poucos segundos. Peguei as manhas do joguinho salvava os beats no memory card e dele saíram 2 beats pro “Guerra Santa” e 7 ou 8 pro “Armagedon”. Algum tempo depois o Sagat me apresentou o Fruity Loops, e até então não larguei dele.


Outromundo:
O que você já produziu pelo selo?

DJ Nato_PK: Pelo selo, produzi algumas faixas para o Álbum do grupo “Armagedon”, 2 faixas para o Vinil e o Cd da coletânea “Guerra Santa”, o álbum do grupo “Polemikaos”, que não chegou a ser lançado oficialmente, a coletânea Pau-de-dá-em-Doido MixTape vol.01 e o álbum do Mc Enézimo, e agora o do Arnaldo Tifu que logo estará por ai. Fora do selo tem pouca coisa, uma música no cd que vem na “Rotação 33 – Fita Mixada” do DJ Kljay, um beat na mixtape do Emicida, que entro de ultima hora, nem mixado tá (risos), e colaborei na produção do álbum do grupo 3D Hip Hop.


Outromundo:
Quem você tem como influência na parte de produção?

DJ Nato_PK: Gosto muito do DJ Premier, 9th Wonder, Dr. Dre, J Dilla, um monte de gringo ai. Valorizo principalmente os produtores daqui, vários são influência pra mim: Parteum, Erick 12, DJ Qap, DJ King, Grand Master Duda, DJ Rafa, DJ Luciano, DJ Hum, gosto muito dos trampos que vem de Curitiba e tal. A cena aqui está bem representada.


Outromundo:
O que você gosta de samplear?

DJ Nato_PK: Não tenho preferência, vai do momento, de ouvir e gostar da música e sentir que dá pra trabalhar nela. Meus sampleados já foram desde Tom Jobim a Maddona (risos).


Outromundo:
Muitas pessoas não gostam de samplear de mp3, apenas vinil. Qual é o pensamento que você tem disso: "Vinil Vs. MP3"?

DJ Nato_PK: Pra mim não importa a fonte, Samplear de mp3 ou de vinil não quer dizer que seu beat vai ficar melhor ou pior, a sua criatividade, técnica, boa escolha de timbres e mixagem é o que define isso. Uso vinyl, uso mp3, ambos são úteis pra mim.


Outromundo:
Como foi o processo da MixTape da Pau-De-Dá-Em-Doido, como foi para os MC's escolherem as bases, os riscos, as gravações, mixagens etc?

DJ Nato_PK: A mixtape demorou 2 anos para ser concretizada, fui fazendo os beats e juntamente com o Enézimo fomos convidandos os grupos ou MC's de acordo com o seu perfil junto ao beat. Teve beat que já foi com refrão feito com scratches, e todos tiveram total liberdade na escolha dos temas. O disco foi todo gravado e mixado no Quarto Mundo Studio, na casa do Sagat, e masterizado pelo DJ Roger no Atelier Studio.


Outromundo: Como foi fazer o show no Indie apresentando o material desse trabalho?

DJ Nato_PK: Foi um momento especial pra gente, pois estávamos representando a cidade naquele dia a espectativa era grande, praticamente ninguém sabia o que estava por vir. Ensaiamos duro, e foi difícil selecionar quem iria ou não participar desse show, porque todos os participantes do disco tem talento de sobra pra estar naquele palco. Foi um show emocionante, uma vitória e um novo ponto de partida para selo.


Outromundo: E o disco no Enézimo, como foi o processo, o que mudou, desde a Mixtape da PDD, pro álbum do Enézimo em relação a produção, gravação, mixagem etc?

DJ Nato_PK: O disco do Enézimo teve várias fases até ser concluído. Começou antes da mixtape, com algumas gravações no Studio Operante (DJ QAP), ficou paradao devido ao projeto da mixtape e foi retomado logo após o lançamento da mesma. Esse disco foi todo produzido, gravado e mixado no nosso Studio, exceto a música “Tamo Junto” que foi gravada e mixada no QAP, música essa que também já tinha saído na mixtape. Esse álbum foi masterizando no Atelier Studio pelo mestre Vander Carneiro, é um disco mais pessoal, com beats antigos e beats rescentes, arte de capa feito pelo Designer Tato (www.sinaldacruz.com) também guitarrista da banda Choldra, parceiros de Santo André. O resultado final desse disco nos deixou muito satisfeitos, por se tratar da primeira mixagem em nosso studio.


Outromundo:
E o show no Indie com o Enézimo, o que teve de diferente na sua atuação no palco de uma apresentação pra outra (Pau-De-Dá-Em-Doido e Enézimo)?

DJ Nato_PK: O show do Enézimo foi tão cheio de energia, quanto o da mixtape. Tive que me preocupar com o andamento do show juntamente ao que era exibido no telão, tinha um sync ali a ser respeitado, foi um show da história do Enézimo, quanto a família, amigos, hip hop, etc, esse show teve dois principais momentos: primeiro o Enézimo sozinho praticamante mais da metade do show e depois junto com os participantes do disco, pesado! Fora isso, o trampo é praticamente o mesmo, gosto de trabalhar no show, fazer scratches, brincar com o beat, interagir de verdade com o MC. È o formato raíz da parada né mano, DJ e MC no palco.


Outromundo:
Battle Beats. Como foi pra você, como você mesmo disse, ter a honra de ganhar o Battle Beats duas vezes?

DJ Nato_PK: O Battle Beats foi inovador cara, a primeira edição não foi tão organizada quanto as demais, mas foi o alicerce da parada. Tinha muita gente ali de talento monstro, a segunda edição foi pário duro, batalhei com o Ogi, o Renan Saman e a Luciana Playmobile. Como disse o Ogi “foi Casca man!”. Hoje outras pessoas em outros estados estão fazendo suas batalhas, e espero que aqui dêem continuidade ao projeto, melhor, estamos esperando a “Grande Final” viu senhores Dheeny e Diamantee!


Outromundo:
Como foi ser indicado pro Hutúz, na categoria 'Produtor Revelaçao' e ainda concorrendo com nomes expressivos no HipHop Nacional?

DJ Nato_PK: Entrei no Hutuz 2007 pelo voto da internet, não esperava, pois a mixtape tinha saído a uns 2 ou 3 meses acho. Só tenho a agradeçer as todas pessoas que votaram em mim.


Outromundo:
O Workshop que teve aqui no Brasil com a participação do DJ Premier você esteve envolvido também, como foi pra você fazer essa parada ao lado do Premier?

DJ Nato_PK: Eu estava no centro de Santo André, numa sexta-feira, quando o DJ Marco me ligou avisando que iria rolar esse workshop e que o KL Jay pediu pra me avisar. Foi a pampa, encontrei várias pessoas que não via há um bom tempo, vários mcs, DJ's e produtores estavam lá. Rolou um bate papo com o Premier sobre os discos dele, produção, MPC, Final Scratch Serato, vários assuntos. E No final ele manipulou uma MPC, fez um rascunho de um beat, alguns scratches e tal. Momento único, fiquei feliz pra caramba por terem lembrado de mim.


Outromundo:
Quais são os próximos lançamentos da Pau-De-Dá-Em-Doido?

DJ Nato_PK: Temos o álbum do Arnaldo Tifu e o Volume 02 da Pau-de-dá-em-Doido.


Outromundo:
Algum desses lançamentos tem aguma previsão de lançamento já?

DJ Nato_PK: Pra esse semestre, o Álbum do Arnaldo.


Outromundo:
Bom Nato, esse é o seu momento, deixe aí, agradecimentos, recados, cobranças, links, contato, etc.

DJ Nato_PK: Primeiramente agradecer ao Neto pelo convite, agradecer as pessoas que acreditam no trabalho do DJ Nato_PK e do selo Pau-de-dá-em-Doido. Estamos completando 10 anos de selo, contando desde primeiro disco lançado, espero ter saúde pra poder trabalhar pelo Hip Hop mais 10, 20, 30 anos... Um salve aos leitores do blog OutroMundo e deixo aqui alguns links pra quem quiser conhecer mais sobre o meu trabalho e o trabalho do selo Pau-de-dá-em-Doido Entretenimento.

Links:

Blog oficial
Meu MySpace
MySpace do Enézimo
MySpace do Tifú
Meu perfil de youtube
Comunidade no Orkut
Perfil do Selo no Orkut

Para contato com agente: paudedaemdoido.sa@gmail.com


PAU-DE-DÁ-EM-DOIDO É O SELO DUS MALOKEROOO!

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br