OUTRO MUNDO .

Outromundo Entrevista: Marcílio (Programa Freestyle)




Outromundo: Marcílio, como e quando você teve a idéia de fazer o Programa Freestyle?

Marcílio: A idéia surgiu em novembro de 2006, eu trabalhava na rádio 89 FM de São Paulo quando ainda era a Radio Rock, eu trabalhava no estúdio e de vez em quando levava uns Little Brother pra curtir lá e também pra não ficar maluco sem ouvir rap. E um colega meu de trabalho sempre perguntava dos sons que ouvia e me deu a idéia de fazer um programa de rádio na internet. Comecei a fazer sozinho e divulgava entre os contatos que tinha, aí surpreendentemente eu vi que outras pessoas, além das que conhecia, que estavam acessando. Foi então que em Abril de 2007 eu resolvi fazer o site e fazer no formato de entrevistas, porque antes só rolava som. E assim o programa foi tomando forma e comecei a divulgar e convidar artistas pra participar.


Outromundo:
Como veio a concepção do nome do programa?

Marcílio: A palavra “Freestyle” é muito forte e muito usada dentro da cultura Hip Hop, tanto pelo seu significado, “estilo livre”, e por nomear uma das técnicas de rimar do MC, o improviso, conhecido também como Freestyle. Na verdade o nome não fui eu quem sugeriu, foi esse mesmo colega do trabalho. Entre os que tinham em meu “brainstorm” esse foi o que mais gostei e por ser um nome presente no Hip Hop achei que tinha tudo a ver com a idéia do programa. Entre os nomes cogitados pra ser o do programa passamos por "1 Som", "Play Soul", "Bombando o Estereo" (risos). Mas nenhum desses achamos bom o bastante, aí ficou "Freestyle" mesmo.


Outromundo:Onde é a gravação do programa?

Marcílio: Eu trabalho em rádio, o Dennian, que é outro integrante da equipe também trabalha em rádio, por isso a gente tem essa facilidade de usar uma estrutura boa para fazer as gravações com os artistas. Se o artista possui estúdio próprio e não tem a disponibilidade de ir até o nosso local de gravação, nos vamos até ele, e nós vamos mesmo! Já fomos até pra Curitiba só pra gravar um programa.


Outromundo: Quem é a "Equipe freestyle", quem é envolvido com o Programa, e qual função cada um exerce?

Marcílio:
São três pessoas que formam a equipe que faz o Programa:
Eu, Marcilio, que faço a apresentação, produção, gravação, edição, montagem e contatos do Programa. Também faço a produção de todo o conteúdo do Blog, com exceção das notas que os três fazem.
O Fabio Bocão, produz notas para o Blog e faz também as fotografias dos Programas.
O Dennian cuida da parte de imagem, com os vídeos e as fotos.
Na parte de divulgação e dos eventos que participamos trabalhamos em conjunto. Rola uma reunião antes pra determinar como será nossa ação no evento e assim dividimos as atividades.


Outromundo: Como é a "escolha" dos convidados que vão em cada edição do programa?

Marcílio: A gente decide a pauta do programa de acordo com o que ta acontecendo na cena, ou seja, a gente convida artistas que estão desenvolvendo um trabalho legal, importante e que de repente a gente vê que é mostrar no Freestyle, que é legal divulgar também no programa. Se você pegar a relação dos últimos convidados do programa vai ver que são artistas que realmente estão trabalhando bem e que merecem um espaço a mais para divulgar os seus respectivos trabalhos. O Freestyle é um canal pra colaborar com isso.


Outromundo: A Rádio Boomshot é um veículo de comunicação que faz praticamente a mesma parada que vocês do Freesyle fazem, em relação a comunicação. A Boomshot já fez uma coletânea e um vinil, você pretende fazer algo assim com o Freetyle?

Marcílio: Eu acho que pra você desenvolver um projeto como este você depende de muitos fatores, um deles que eu acho que é o mais essencial, é planejamento. O programa Freestyle fez dois anos no mês passado. Em 2007, não fizemos planejamento, pois estávamos ainda buscando o melhor formato do programa, em 2008 achamos este formato e começamos um trabalho de divulgação, viajamos, cobrimos eventos, fizemos materiais promocionais, e fizemos a festa de 1 ano, o planejamento foi esse. Agora em 2009 a gente está colhendo e trabalhando em cima desta atividade de divulgação que planejamos. Então, um projeto como coletânea ou algo do tipo pode vir sim, temos idéias de desenvolver coisas assim, mas isso vai depender do nosso planejamento. Por tanto esse ano isso não está em nossos planos, e sim parcerias, fortalecimento da marca, e outros eventos também. Pode ser que mais pra frente a gente ouse mais e lance alguma coisa só Freestyle como mix tape, coletânea, cd, enfim. O foco nesse momento, além do programa de áudio no site e o blog, é trabalhar isso que coloquei como planejamento pra 2009 e é o que já estamos fazendo.


Outromundo: Como que são organizados os eventos que o Programa promove, geralmente de aniversário do programa, fim de ano etc?

Marcílio:
A gente só fez um evento nosso mesmo, que foi a festa de um ano. A festa rolou numa parceria com a produtora "As Duas Produções" e fizemos no Café Aurora em São Paulo. Pra este ano eu já terminei o projeto da festa e a nossa idéia é fazer uma festa gratuita em local público. O projeto sendo aprovado vamos fazer assim. No ano passado fizemos em local fechado, e com isso você tem um custo maior, e consequentemente você tem que colocar um preço na entrada pra bancar custos como aluguel da casa principalmente, e infelizmente a festa acaba não sendo acessível pra todos. Se a gente conseguir fazer com essa idéia de local público com entrada gratuita tenho certeza que a festa pode ser num formato mais interessante do ano passado, que foi muito legal e quem foi gostou bastante ao ponto de classificar a festa como uma das melhores que rolou em 2008.


Outromundo: Sabemos que em uma das edições do Programa, você trouxe um convidado internacional, um ícone do Hip Hop mundial, o "líder" do Cypress Hill e também artista solo, B-Real, como foi o contato como conseguiu trazer ele ao programa?

Marcílio: Ele veio se apresentar com seu show solo no Brasil no finalzinho de 2007. A rádio em que eu trabalhava era a única que estava promovendo o show, apenas promovendo, e por isso era única que teria uma entrevista exclusiva com ele, quando nos produtores de cada programa da radio fomos informados disso ninguém estava afim de entrevista-lo para seus respectivos programas, até mesmo porque a rádio tem a programação voltada pra musica pop, e jamais ouviríamos uma 'Insane In The Brain' tocando na 89 FM, eu também não podia entevistá-lo pro programa que eu produzia porque era um programa de musica eletrônica, de "poperô", e assim a gente ia perder a exclusiva do cara, nessa que ninguém queria eu quis e era pro Freestyle. Falei com o assessor dele e representante da gravadora aqui no pais que queria marcar com ele, expliquei como era o programa, e aí rolou dele participar. O Freestyle foi o único veiculo que falou com o B-Real nessa última passagem dele no país.


Outromundo: Como foi pra você fazer a entrevista com ele?

Marcílio: Pro Programa foi um marco e importante em termos de credibilidade. Pra eu como comunicador foi bacana por ter entrevistado um ícone do Rap mundial, mas como fã foi classe porque eu sempre ouvi e curti o som do Cypress Hill, até no final da entrevista dei meu vinil pro cara assinar e tal. Foi bacana, fiquei bem contente de poder entrevistá-lo.


Outromundo:
Além desse programa com o B-Real, teve algum outro programa que você considera um divisor de águas também na história do programa em termos de audiência, reconhecimento, etc?

Marcílio: Esse programa com o B-Real eu não considero com um divisor de águas, porque o programa estava em seu começo, praticamente, mas foi muito importante. Agora um programa que eu acho que mostrou o Freestyle como um dos canais que realmente estava ali pra desenvolver um trabalho muito firme e sério na cena foi o programa com o KL JAY e Edi Rock. Quem consegue entrevista fácil com integrantes do Racionais? O Freestyle conseguiu. Não facilmente, mas porque eles viram que o programa tinha um compromisso verdadeiro com a música, com o Rap, com o Hip Hop, por isso rolou. E foi muito importante porque mostrou um lado dos caras que muita gente não conhecia, foi uma aula de música, eles estavam a vontade no programa o que deixou o programa redondo e - desculpe o palavrão - muito foda! E a partir daí eu acho que muitas pessoas que ouvem hoje, muitas pessoas que conhecemos, que entraram em contato, foi por causa desta edição do programa. E depois disso a responsabilidade só aumentou. Mas mesmo assim o programa já tinha entrevistado o Mamelo Sound System, o Mzuri Sana, ambos também que marcaram a fase inicial do programa, acho que nessa pegada que o programa está, não dá pra escolher o melhor programa com o melhor convidado, se nós chamamos pra participar do programa é porque é pra entrar pra história, seja nossa, do programa ou do ouvinte. Mas este do KL Jay é destacável pelo fato do programa estar em seu começo e os caras toparem numa boa em querer fazer a parada. E o mais legal foi que depois da gravação a gente ficou no estúdio trocando idéia e ouvindo mais som! Foi bem classe!


Outromundo: Desde os primeiros programas até os mais recentes, o que você acha que mudou, em termos de valores, de intenção mesmo da entrevista?

Marcílio:
O primeiro, acho que no aspecto técnico, o programa evoluiu na dinâmica e principalmente na minha locução e na forma que conduzo o programa. O segundo aspecto é sobre os convidados, pelo fato do programa ser bastante ouvido - graças a Deus - os artistas que participam já sabem qual é a dinâmica do programa e quando vêm gravar já ficam mais à vontade, já são mais familiarizados com o formato do programa. O terceiro é que em questão do ouvinte, na minha opinião os programas estão muito bons, cada programa novo que entra no ar é muito bem feito, gostoso e agradável de ouvir. Acho que em termos de valores, acho que ele está colaborando muito pra divulgação da cena. O programa é bem formatado, bem editado, vai pro ar com uma qualidade legal, a programação musical geralmente é muito boa, os convidados também são ótimos. A qualidade do programa é boa em todos os sentidos, com exceção do locutor que fica imitando o Faustão no programa (risos), mas no geral o Freestyle vem se destacando por isso, se preocupando em querer fazer uma parada séria pensando num bom andamento da cena no assunto comunicação e divulgação de trabalhos e principalmente como entretenimento, a gente faz o programa pras pessoas ouvirem e curtirem.


Outromundo: Como que é o esquema das músicas nos blocos?

Marcílio: Os convidados que escolhem os sons que vão rolar, geralmente são de 8 a 10 sons no programa, são divididos em 4 blocos com duas ou três músicas em cada.


Outromundo: Como foi pra vocês do Freestyle, irem duas vezes á Curitiba, uma pra fazer o programa com o Savave, e a outra pra cobrir o Battle Beats CWBeats e o Programa com o Lab 1 e a Track cheio?

Marcílio: Foi muito bom! A gente sabia que já rolava uma movimentação na cidade, mas não sabíamos que a galera lá ouvia e respeitava demais o programa. A nossa ida pra la só fortificou o programa naquela região e nos trouxe muitos amigos.
O programa com o Savave era pra rolar na primeira vez que fomos pra lá, mas como eles estavam preparando a Promo Tape deles resolvemos esperar, e nessa o Thiago Pródigo e o Nairobi sugeriram da gente fazer a parada com todo o pessoal que estavam movimentando a cena alternativa por lá, e assim rolou o programa com a Track Cheio e a LAB 01. Fomos pra lá pra fazer a Battle Beats e conehcemos mais sobre a cena lá.


Outromundo:
Atualmente, que grupo na cena te agrada, você vê que é muito promissor?

Marcílio: Posso citar dois: Savave e Emicida. Mas em geral que eu venho curtindo ultimamente são os trabalhos de Kamau, Nel Sentimentum, Cabes, Pentágono e Enézimo.


Outromundo: Marcílio, esse é o seu momento, deixe ai agradecimentos, cobranças, recados, links, contatos, etc.

Marcílio: Gostaria de agradecer vocês aí do blog Outromundo, Neto e Cauê, por abrir esse espaço pra gente trocar essa idéia e eu poder falar um pouquinho do Freestyle. A gente trabalha em prol da Cultura mesmo, por isso acesse o Bocada Forte, o Radar Urbano, ouçam a Boomshot, assistam o quadro do Buzo na TV, leiam o PerRaps, enfim. Tem muita gente desenvolvendo um trabalho bacana voltado pra comunicação no Hip Hop.

Acessem:
Site oficial do Programa
Blog oficial do Programa

E quem quiser entrar em contato comigo e com o programa:

marcilio@programafreestyle.com.br e/ou freestyle@programafreestyle.com.br
Valeu mesmo!
Abraço!

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br