OUTRO MUNDO .

Outromundo Entrevista: Nairobi + Lançamento do single



OutroMundo: Nairobi, como, e quando, foi seu início no RAP?

Nairobi: Comecei a apreciar a parada de verdade em meados de 94, comecei a fazer em 99. O que me impressionava era o groove, o peso, a malandragem urbana que se fazia evidente nos Rap's dos anos 90, mas que não levantava a bandeira escancarada do gangsta rap, de ser bandido, etc. Tinham elementos de consciência, inteligência, e ate os sons mais gangueiros eram fenomenais. Conheci o rap nacional com 'Matei O Presidente' do Gabriel (O Pensador) na rádio em 92, e em 93 pintou o 'Homem Na Estrada' dos Racionais, e ai fudeu. Conheci Public Enemy, Beastie Boys, Busta Rhymes, Wu-Tang, etc. E virei um viciado em rap, até hoje.


OutroMundo: Quando você começou a produzir?

Nairobi: Escrevia desde 99 regularmente (apesar da minha primeirissima letra ser de 96, foi só em 99 com 15 anos que eu me concentrei de verdade com o lance) producão foi mais tarde primeiro como co-produtor junto com o Spektrum (o tipo do MC ansioso que fica do lado do cara escolhendo sample, timbre, etc.), isso de 2000 até 2003 mais ou menos. Em 2003 comprei um CPU e comecei a fazer beats sozinho. Mas parei lá por 2006 e voltei só pras letras. Sou melhor MC do que produtor. Tembém pudera, na banca só tem produtor encanado, fui cantar nos beats deles que superavam de longe os meus (risos).


OutroMundo:Como se formou o Audiocracia?

Nairobi: O Audiocracia, foi a melhor fase das nossas (eu, Spektrum e Nel) vidas no Rap, com certeza. Um bando de muleque aprendendo junto a fazer Rap bem feito. Foda nós três, ainda havia o Monkey e o DJ Ploc, mas eles só colavam na banca, faziam parte daquilo, mas não participavam muito das criações. Eu conheci o Nel e o Spektrum por intermédio do DJ Ploc e Do DJ Primo que eram companheiros de sala no segundo grau. Eu estudava no centro também e conheci o Nel indo fazer freestyle numa festa na casa dele. Dai começamos a colar juntos, escrever, etc. E demos nome á essa parceria e amizade, Audiocracia. Mas até hoje, nunca lançamos nada (risos).


OutroMundo: O que cada um do grupo anda fazendo atualmente?

Nairobi: O Nel lancou o disco solo dele Sentimentumlogia que pra mim e com certeza um dos melhores discos de rap que foi lançado em 2008/2009. Eu gravei em abril de 2008 um disco chamado 'De Volta Aos Anos 90' com o Spektrum nos beats, mas por motivos financeiros não consegui lancar ainda. Espero até o fim do ano estar com ele na mochila pra vender, e agora estou confeccionando um segundo disco com o restante dos beatmakers daqui de CWB e de outras cidades também.


OutroMundo: Quem participa nas produçoes e rimas?

Nairobi: Nas rimas eu ainda não sei, mas nos beats tem muita gente já, o Nave, Dario, Nel , Cabes, Cilho, Ogi, Laudz, Drunk Orchestra, Renam Saman , Tranquis, Munhoz, Marechal e mais uma rapaziada que eu pretendo convidar pras produções.


OutroMundo: Como vai se chamar?

Nairobi: Ainda não sei na real. Tô começando a escrever algumas letras, não criei um conceito completo do registro ainda.


OutroMundo: Depois, ou paralelo, a isso, quais são os seus projetos?

Nairobi:Meu objetivo neste dado momento e correr atrás de grana pra viabilizar o meu disco de estréia que já está há um ano na gaveta e que eu preciso por na rua. Depois de trampar com esse disco vou gravar o segundo que está, aos poucos, se desenvolvendo. Pretendo fazer um clip tambem , mas não decidimos de qual faixa ainda. Logo, logo, eu também estarei lancando um podcast chamado 'Audiocratas Podcasting' que vai ter um formato diferenciado em relação aos programas que rolam na net como o Freestyle o Boomshot. Vai ser um programa pra falar de rap de uma maneira informativa acima de tudo e pra quem gosta de rap mesmo. Sempre com um convidado apreciador da arte e que entenda dela de preferência e também vou ter um parceiro como segundo âncora, mas não posso revelar quem é porque ainda não concretizamos o projeto. Depois de julho. O programa vai ser gravado num estúdio caseiro de um camarada de longa data eu pretendo fazer um por semana mesmo e ver como flui.


OutroMundo: Quais são suas influências, na música e fora dela?

Nairobi: Em primeiro lugar minhas experiências pessoais e minha sensibilidade que permitem que eu me expresse. Depois vem a música que e pra mim é um fenômeno quase que inexplicavel! É difícil entender como a gente pode se fascinar e sentir tanto prazer só por ouvir palavras rítmos e moelodias que se combinam! Cresci imerso na música e não me vejo sem ela. Amo Rap, mas do mesmo jeito que um verso do Brown pode me inspirar profundamente, uma música do Chico (Buarque), do Tom Zé, do Jards Macale do Jorge Ben, um jazz um funk, etc , tem a mesma eficácia em me encher de inspiração. Viajo muito em literatura também e cinema, mas sou muito menos escolado nessas áreas do que em música por exemplo. Se um MC não lê, não vai saber escrever, e consequentemente, vai se expressar de uma maneira não tão boa quanto poderi e deveria, por isso , recomendo mais leitura e menos som pra muitos companheiros de mic.


OutroMundo: O que você anda escutando ultimamente?

Nairobi: Muita mixtape dos anos 90! Muitas mesmo. Tô com mais de 200 (risos). Nas antigas as MixTapes eram uma parte muito importante no jogo da indústria porque era o outdoor pros MC's que estavam chegando lancarem seus sons e pros MC's já estabelecidos lançarem faixas exclusivas, etc. Aqui no Brasil essas fitas não chegavam, pois eram fábricadas em lotes pequenos de 5 ou 10 mil cópias e corriam as grandes cidades dos E.U.A., principalmente Nova York . Como eu sempre sonhei em ter uma MixTape do DJ Clue ou do Funkmaster Flex que não fosse aquela 'Sixty Minutes Of Funk' que saiu em CD, esse ano fui atrás e achei uns blogs de colecionadores de MixTapes dessa época. Agora só do DJ Clue tenho umas 84 MixTapes (risos), e legal ver como eram essas fitas e que dali saiam as exclusivas e os lancamentos quentes antes dos discos estarem nas ruas. Fora isso tô ouvindo muitos podcasts gringos pra ver o que rola la fora, quais são as tendências do pop e do alternativo e uns rap nacional também mano. Muita coisa boa pra sair e saindo também.


OutroMundo: Bom Nairobi. Esse é os eu momento mano, deixe aí recados agradecimentos, cobranças, links, contatos, etc.

Nairobi: Meu link é meu olho mano (risos). Meu MySpace só tem beats de 2005. Quando tiver com o disco na mão todos vão poder me ouvir legal e ter o trampo pra saber um pouco mais de mim. Agradeço a todos que colam pra somar e até pros 'atrasa-lado' que me atrapalham mas acabam ajudando no fim! Um salve aos amigos de verdade espalhados por CWBEATS e pelo resto do país. Pra vocês leitores, editores e idealizadores do Outromundo. Tão ligado que 'é nóiz!'. Viva a cultura Hip Hop e quem carrega ela nas costas e no coração. Não deixem de escutar o single!

Single: Nairobi - De Volta Aos Anos 90 (Produção de Spektrum)
Streamning:


Download
:






Paz!

8 comentários:

Unknown disse...

Nairobi MC, a enciclopédia. Um professor. Muito respeito e consideração

Salsa disse...

Recomendo ao Nairobi, "Samurai Champloo"

http://www.youtube.com/watch?v=4OuRajFzMYI


É a cara dele =DDD

Cabes disse...

Nairobi é foda!

Luis Cilho disse...

da-lheeee demoro lança o disco manoooooo!!!! esse vai se fodaaa

Neto disse...

É nóiz!

Caue disse...

Nairobi é foda memo!

Nel Sentimentum disse...

Hiphop to the fullest!!
Audiocratas até o osso!!

Rodrigo Cruz - (Paçoca) disse...

ae mano blza gostei do blog então vou deixar um link aqui do nosso trabalho para que vc possa dar uma força postando la é um trampo totalmente independente e lançamos um video tb dele é isso...

http://sujeirabrasileira.blogspot.com/2009/04/sujeira-brasileira-cd-mix-vol-1-2009.html

 
BlogBlogs.Com.Br