Os grafiteiros Otávio e Gustavo Pandolfo (os Gêmeos), Nunca, Zefix, Finok e Nina terminaram neste domingo (21/12) o grande mural de grafite que mede 680 metros e fica próximo ao viaduto Júlio de Mesquita Filho, região central de São Paulo.
O antigo mural havia sido feito em 2002 pelos mesmos grafiteiros, juntamente com os artistas Herbert e Vitche, e foi apagado equivocadamente por uma empresa contratada pela prefeitura para limpar a cidade das pichações.
Este novo trabalho, que fica próximo ao antigo, foi feito em parceria com a Associação Comercial de São Paulo que investiu duzentos mil reais na obra. De acordo com o presidente do órgão, Alencar Burti, eles agora vão procurar parceiros para poder financiar outros projetos de grafite. "Todo mundo ganha com isso, porque a cidade fica mais bonita e atrai mais turistas, que geram recursos", afirmou.
A arte levou duas semanas para ficar pronta. De acordo com a Nina, com esse novo trabalho é possível as pessoas verem a evolução da obras dos artistas. "Como o antigo está do outro lado, as pessoas podem comparar", diz.
Otávio acredita que depois da repercussão deste caso os grafites sejam mais preservados na cidade e outras obras não sejam apagadas. "Acho que isso vai servir de exemplo, para não ocorrer de novo", afirmou. A nova pintura chamou a atenção de diversos motoristas que passaram pelo local neste domingo. Muitos chegavam a reduzir a velocidade do carro para olhar o painel. "O grafite paulista já é reconhecido no mundo pela liberdade de expressão nas ruas da cidade", disse o outro gêmeo, Gustavo.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, participou da inauguração e reforçou as palavras de Otávio, informando que nenhum grafite será mais apagado na cidadeFonte: Cultura HipHop
Nenhum comentário:
Postar um comentário